• Home
  • Departamentos
  • Cultura
  • O que fazemos

O que fazemos

Desde a organização de um festival etnográfico, a noites de fados, teatro, marchas populares ou apresentações musicais, são várias as iniciativas que o Centro Social da Amoreira tem vindo a desenvolver para dinamizar a área cultural.

Evidenciamos de seguida, um pouco do que se tem feito por cá:


Biblioteca

Através da RSO - Responsabilidade Social promovida pela AXA Seguros. conseguiu-se equipar a sala da futura biblioteca com cadeiras, mesas, estantes e 2 sofás. Pretendemos em 2013 dar continuidade a este projecto, angariando livros e material lúdico-pedagógico bem como material informático.


Grupo de Teatro Amador "Animais de Palco"

Criado em Novembro de 2010, os Animais de Palco são o mais recente grupo de teatro amador do CSCRA. O grupo conta com a supervisão de um professor cedido pelo Município de Óbidos, desenvolvendo-se os ensaios uma vez por semana. A apresentação do grupo teve lugar aquando das comemorações do 29º aniversário do Centro, em Abril de 2011, sendo que os Animais de Palco têm vindo, desde então, a apresentar o seu trabalho no Festival de Teatro Amador do Concelho de Óbidos, espectáculo que tem lugar anualmente, durante o mês de Junho. Prepararam, já, nova peça e têm vindo ao longo dos últimos meses a apresentar a mesma em diversas localidades do concelho de Óbidos. Trata-se, sem dúvida, de um grupo bastante dinâmico e com muito talento!

 

Marchas Populares

Renascidas em 2009 as Marchas Populares da Amoreira saem à rua durante o mês de Junho, animando o recinto exterior do Centro e as ruas da freguesia. Composta normalmente por uma dezena de pares, a Marcha da Amoreira apresenta anualmente um conjunto de versos que contam a história da Amoreira e do Centro Social. É normalmente muito apreciada pela comunidade e alvo de convites por parte de outros grupos. Em 2012, a Marcha da Amoreira estabeleceu intercâmbio com a Marcha Juvenil de Gaeiras e com a Marcha de Nossa Sra do Pópulo em Caldas da Rainha, trazendo estes dois grupos ao Centro e deslocando-se a Gaeiras para apresentar o seu trabalho.