O Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira e a Cruz Vermelha Portuguesa estabeleceram um protocolo com vista a implementar, para os seus utentes de SAD e Centro de Dia/Convívio um serviço de Teleassistência para pessoas em situação de dependência, isolamento e/ou sem apoio familiar.
O que é a Teleassistência?
A Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa é um serviço telefónico de apoio, inovador e de comprovada fiabilidade, pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima dos seus utilizadores.
Como funciona a Teleassistência?
O utente dispõe de uma pulseira ou colar de pescoço com um botão de emergência, que ao ser pressionado estabelece contacto imediato com o Call-Center da Cruz Vermelha Portuguesa. A operadora avaliará a situação critica e dará a resposta mais adequada ao alerta, activando, se necessário, os meios de socorro e/ou contactando directamente a família ou vizinhos do utente. Esta assistência funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano.
A quem se destina a Teleassistência?
Através deste serviço, todos aqueles que se encontram em situação de dependência (por velhice, doença, incapacidade ou isolamento), bem como as pessoas plenamente autónomas, mas que desejam sentir-se protegidas, dispõem de uma resposta imediata em qualquer situação de urgência/emergência.
Benefícios da Teleassistência
A Teleassistência tem como principais objectivos a assistência permanente em qualquer eventualidade, mais tranquilidade e autonomia, acompanhamento activo, permite ao utilizador viver no seu domicílio, em especial os mais idosos, evitando a sua institucionalização e proporciona bem-estar ao utilizador, através dos vários serviços disponíveis.